quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bem-vindos ao Mundo de Clio - a Musa da História


Olá amiguinhas e amiguinhos:
Chamo-me Clio e sou uma musa, filha do Deus Zeus e de Mnemósine. Tal como as minhas outras oito irmãs, sou uma cantora divina, que alegro o meu Pai. Sou, também, a protectora da História. Tenho como símbolos: a trombeta da fama, a coroa de louros, o globo (que significa o espaço), a clépsidra (que significa o tempo) e o livro fechado (que tem a ver com o saber do passado).
Como tenho essa tarefa, vou acompanhar-vos durante os próximos três anos, do sétimo ao nono anos de escolaridade, tendo como assessor o professor Joaquim Veiga, que se encarregou e disponibilizou de vos dar novidades minhas, pelo menos ao longo deste ano lectivo, que se inicia. Vou tentar ser assídua e, das nuvens da História, vou fazer-vos chegar novidades que, espero serem do vosso total agrado.
Para já, mando-vos o meu retrato, conforme alguns artistas me imaginaram para terem uma ideia de quem sou e como me apresento para encantar divindades, reis e ilustres personagens. Quem sabe, vocês também o são e, por isso, aqui estou a enviar-vos esta missiva de saudação para desfrutarem de um profícuo ano lectivo.

Aproveito apresentar o retrato do vosso professor, que irá começar a contar-vos umas histórias perdidas no tempo, algures em África, onde há milhões de anos existiram os nossos primeiros antepassados. Daí dizer-se que a África é o Berço da Humanidade. Espero que gostem dessa aventura ancestral com primatas a saltar de galho em galho e, quem sabe, tornarem-se homens primitivos, porque a Natureza faz desses milagres. Adocei-vos o apetite? Vejam estas imagens e pensem um pouco.
Beijinhos da vossa Clio.

Olhem só para isto: a Hominização nunca mais acaba!... Quem me explica esta evolução toda?

Nenhum comentário: