terça-feira, 16 de junho de 2009

"Os Persas" de Ésquilo - dramatização




Numa perspectiva interdisciplinar, os professores de Língua Portuguesa e de História da turma do 7.º ano - C dinamizaram uma peça de teatro com um conjunto de alunos, de modo a explorar as virtualidades do texto dramático, por um lado, e a peculiaridade da prática teatral entre os Gregos, na época Clássica. Para o efeito, seguiu-se com algum rigor o propósito do teatro como festa primaveril em honra de Dioniso, deus do Vinho e do Teatro, em honra do qual eram colocadas coroas de flores na cabeça dos actores, o uso de cítaras, escudos e túnicas. Também os cenários, adereços e trajes foram confeccionados pelos alunos e professores de Língua Portuguesa e de História envolvidos no projecto.
Esta pequena apresentação integra-se perfeitamente no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família (Dia 15 de Maio), já que através destes momentos foi possível ler e divulgar o livro, como instrumento didáctico que reforça as aprendizagens, com o envolvimento de pais e encarregados de educação, alunos e professores envolvidos.



Para o efeito, foi apresentada a peça “Os Persas”, de Ésquilo, um autor de tragédias que procurou retratar, de uma forma irónica, a humilhante e trágica derrota dos Persas face os exércitos gregos, no âmbito das Guerras Médicas ou Pérsicas.
Ao longo do desenvolvimento da acção, foram surgindo personagens (Coro dos Velhos, Corifeu, Mensageiro, Rainha Atossa, Rei Xerxes e a Sombra de Dario) cujo protagonismo foi ilustrando em crescendo o lado trágico da corte de Susa, capital da Pérsia na época de Xerxes, que foi tomando conhecimento do fatal desastre persa, que mergulhou um reino num fatal destino e ruína.

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