segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Moedas na Idade Média



Quando, no século XII, se torna independente, Portugal é um dos reinos peninsulares nascidos da reconquista cristã.
A agricultura, o comércio e a produção artesanal caracterizavam a economia medieval, numa sociedade fortemente condicionada por sucessivas guerras e influenciada pelo espírito religioso.
A independência exige a cunhagem de moeda própria, como afirmação de poder e de autonomia.As primeiras moedas e ao longo da primeira dinastia eram de ouro, ou de prata.


Morabitinos de D. Afonso III

D. Afonso Henriques manda cunhar, em bolhão, as primeiras moedas, que apresentavam a cruz - símbolo do cristianismo. O Morabitino, a primeira moeda de ouro portuguesa, de acentuada influência muçulmana, surge no reinado de D. Sancho I.
D. Afonso III terá introduzido o sistema de contagem de dinheiro por libras,soldos e dinheiros, sendo apenas estes últimos representados por moeda efectiva.



No reinado de D. Afonso III, a lei de Almotaçaria de 26 de Dezembro de 1253 estabelece que «...um morabitino novo de ouro valha vinte e dois soldos; um morabitino velho valha vinte e sete soldos...»• A cunhagem do morabitino novo é atribuída a Sancho II, embora a sua amoedação tenha sido feita no reinado de Afonso III.





O morabitino velho foi fabricado nos reinados de Sancho I e Afonso II.

Na Idade Média a guerra e a religião estão indiscutivelmente presentes na iconografia das moedas, através do uso da cruz e das armas, escudos e armaduras. A figura do rei surge apenas de uma forma simbólica, como afirmação de poder.

Nenhum comentário: