quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Visita de Estudo ao Museu de Arqueologia de Albufeira - relatório da actividade



Aos vinte e oito dias do passado mês de Novembro, foi realizada uma visita de estudo ao Museu Arqueológico de Albufeira. Estiveram presentes, nesta visita, vinte e sete alunos das turmas B e C do 7.º ano de escolaridade. Esta actividade enquadrou-se nos conteúdos programáticos da disciplina de História, relacionados com o Paleolítico (hominização, recolecção e nomadismo) e as Culturas Neolíticas (economia produtora e a sedentarização).



Chegados ao Museu, foram distribuídos pelos alunos um folheto/guia do Museu, que ilustra o acervo arqueológico e patrimonial daquele espaço. Na presença do espólio exposto, os alunos foram reforçando conteúdos e conteúdos anteriormente trabalhados nas aulas. Esta actividade vivenciada, na presença de um espólio diversificado contribuiu para que os alunos pudessem problematizar as anteriores aprendizagens e, consequentemente, contextualizá-las num determinado período histórico, de modo a concluir como era possível, no Paleolítico, aos nossos mais longínquos antepassados viver em meios tão inóspitos e superar essas dificuldades com a evolução das técnicas (Domínio e Fabrico do Fogo, a Caça, o Fabrico de Instrumentos).



Já no Neolítico, os alunos aperceberam-se das mudanças radicais na vida do homem, com a invenção da agricultura e a domesticação de animais, que contribuiram decisivamente para a Sedentarização e a Economia Produtora e o surgimento de novas técnicas (cerâmica, cestaria, tecelagem, que revolucionaram a vida do homem a partir do décimo milénio antes de Cristo.
Acresce adiantar, que os alunos acabaram por contactar com um espólio arqueológico e histórico de épocas mais recentes (Romanização, Civilização Islâmica e Idade Média), para compreenderem o impacto de diversas culturas e civilizações no espaço que hoje temos o privilágio de vivenciar.
Na sequência da visita de estudo, os alunos reflectiram e debateram na aula seguinte sobre a importância da referida visita, pelo que lhes foi possível ler excertos do Guia do Museu Municipal de Arqueologia.